Coragem

paragliding-744053_640Você já parou para pensar sobre coragem, sobre o quanto se ter mais ou menos coragem pode lhe ajudar ou não? O quão corajoso você se considera? É possível ser mais corajoso? E o que realmente se ganha com isso?

Essa são apenas algumas perguntas para que você reflita um pouco sobre o tema. Estive estudando, pensando e refletindo sobre alguns temas e questões nas últimas semanas. Trago aqui um pouco sobre o que estudei, pensei, e elaborei sobre a coragem, gostaria de compartilhar com vocês.

Nós, seres humanos, passamos por muitas experiências ao longo de nossos dias, temos também referências de pessoas em nossas vidas, temos traços de personalidade inatos, ou seja, intrínsecos a cada um, independente de experiências, referências, etc. Esse conjunto de fatores, e talvez ainda outros aqui não descritos, nos levaram a ser exatamente quem somos hoje, e voltando-se ao tema, nos levaram também a ser mais ou menos corajosos com relação a diversos campos e áreas de nossas vidas. O contrário da coragem, é temer algo, ter medo, mas na grande maioria das vezes nossos medos são infundados, ou seja, são criação da nossa mente, não são reais, muitas vezes quando enfrentamos uma situação que tememos, percebemos que o medo se enfraquece, mas, claro, nem todos os casos podem ser assim, alguns podem ser talvez mais complexos.

De qualquer forma minha intenção aqui não é julgar ou questionar seus medos, o que para um é um grande medo, para outro pode ser algo tranquilo e fácil de lidar, e vice versa, quando temos medo de algo, não foi de um dia para o outro que isso se instalou em nossa mente, também não será, provavelmente, de um dia para o outro que iremos perder esse medo. É normal que tenhamos alguns medos, todos tem, podem ser irreais ou não, mas lá em nossa mente estão instalados, podem até ser formas de defesa que temos para lidar com as situações do dia a dia, o que é bom, o problema é quando nos atrapalham de alguma forma, nos aprisionam. Minha intenção é sim tentar abrir portas para uma reflexão sobre sua vida. O quanto o medo, ou a falta de coragem tem atrapalhado sua vida? Já pensou sobre isso? Falta coragem para se expressar, falar sobre seus sentimentos, agir em determinada direção de sua vida, experienciar algo novo, quebrar regras, dar um rumo diferente em sua vida, seguir um sonho que se cultiva a tempos, sentir emoções maravilhosas, etc, etc e etc?

Percebem o quanto os medos que temos podem bloquear nossa vida? Fazer com que nos sintamos menos felizes, quando poderíamos ser muito mais plenos. Não ter coragem para lidar com algumas situações pode fazer com que nos sintamos aprisionados, sem energia, sem disposição, motivação, sem liberdade, o medo nos priva de sentir emoções que poderiam ser muito importantes para nós, nos priva de poder enxergar a vida sobre outros ângulos, de ser mais positivo, mais feliz e mais realizados em nossas vidas, vivendo um vida muitas vezes irreal para nós, lá no fundo sabemos quando estamos vivendo dentro dessas condições, sabemos quando há algo errado.

Há diversas maneiras de se trabalhar com os medos, dependendo do tipo de medo, da intensidade e de quanto tempo ele está instalado. É possível lidar sozinho? Sim, normalmente é mais difícil, mas é possível, estudando e descobrindo as ferramentas necessárias para ir desmistificando os medos instalados. Talvez seja necessário recorrer a algum profissional, terapeuta, psicólogo, coach, pessoas que já vivenciaram medos parecidos e conseguiram vencê-los, etc.

O importante para cada um de nós, é identificar os medos que nos bloqueiam para algo que sabemos ou temos percepção que seria realizador ou engrandecedor para nossas vidas, algo que nos faria ser mais felizes, mais realizados, e procurar encontrar as ferramentas certas, seja sozinho ou através da ajuda de alguém, para conseguir trabalhar esses medos, enfraquecê-los, desmistificá-los, mudarmos de perspectiva, conforme vamos lidando com os medos, vamos nos tornando cada vez mais corajosos. Sempre há quem poderá nos ajudar, seja qual for o bloqueio a ser transpassado. Busque refletir e agir, será assim uma pessoa mais realizada, com mais energia, mais motivada, mais positiva, que vive em si sua plenitude!

 

 

Deixe um comentário